Arca Literária

A poesia de Ana toca nossa alma; na mesma hora, nasce uma conexão com suas palavras, pois traduzem nossas emoções de uma forma límpida e incisiva. Como no poema Resgate. Quem nunca lutou para se libertar do passado e ancorar no presente?

O poente

É a poesia de uma mulher que se desdobra em mil: mãe, esposa, terapeuta, artista e tantas outras. De uma alma feminina em um esforço ímpar de descobertas e auto valorização. Um movimento que fica bem claro em versos como os de Trezentos Camelos e Cantata.

Sua poética tem a fluência e a malemolência de quem, além da poesia, também se dedica à música. A poeta e a compositora se aliam na tessitura do ritmo e da melodia. Esse encontro das várias Anas transparece em poemas como Porcelana Chinesa – a amante da cultura oriental, a pintora, a cantora, a mulher de longa trajetória existencial.

Aliás, a passagem da autora pelo Japão está impressa em sua poesia e ganha um espaço particular nas poesias Símbolo e Japão, assim como nos poemas escritos entre 1994 e 1995, alinhados, neste livro, no segmento intitulado Oriental. Nessa etapa, a autora, mais que nunca, parece buscar sua própria identidade, num processo de desconstrução e renovação. Essa experiência está latente na série de poemas Nihon.

Ana também reserva momentos especiais para retratar seu mecanismo de criação, em poemas como Na madonna e Imutável. E há, claro, flashes de seu universo familiar, projetados de forma explícita nas poesias Minha Avó e Fotografia.

A autora segue se desdobrando em poemas púberes, versando sobre filosofia e fantasia. E atinge o ápice da poesia imagética no poema que dá título ao livro, O Poente, o Poético, o Perdido. Para Ana é tão natural poetizar, que me pergunto se ela já não nasceu entoando versos e canções.

A edição bem diagramada, a capa e as ilustrações, que traduzem com perfeição os poemas de Ana, foram produzidas pelo designer Yuri Rodrigues de Oliveira. Vale a pena mergulhar nesse oceano de energia poética.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s